Dicas de Segurança

O Sicoob se preocupa com a segurança dos seus associados e investe em infraestrutura tecnológica, em recursos humanos, bem como adota uma série de controles e medidas, para ser um sistema de cooperativas de crédito cada vez mais seguro para você.

Por isso, preparamos o espaço “Entenda Sobre Segurança”, para que você possa conhecer e seguir algumas dicas e orientações, a fim de nos ajudar a garantir maior segurança aos seus dados pessoais e financeiros.

Neste espaço, você também poderá conhecer as ferramentas de segurança que o Sicoob disponibiliza e assim realizar suas operações financeiras com mais tranqüilidade, basta acessar o menu ao lado.

Boa Leitura!

Ajude o Sicoob a combater as fraudes.

Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
Encaminhe email para: denunciefraude@sicoob.com.br

Na internet

Seus dados pessoais e bancários são confidenciais e, para que não caiam nas mãos de pessoas indesejáveis, antes de digitar sua senha no internet banking do Sicoob (SicoobNet):

  • Certifique-se de que você está na página correta: https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp.
  • Note que no início do campo “endereço” surgem as letras “https”.
  • Certifique-se de que ninguém o observa ao digitar sua senha.

Evite utilizar computadores públicos ou de terceiros para acessar sua conta ou qualquer informação sigilosa. Só utilize equipamento efetivamente confiável.

Evite atalhos e digite você mesmo, no seu navegador, o endereço para acessar o site do Sicoob. Nunca entre no site a partir de links presentes em outros sites na internet ou em mensagens recebidas.

Instale e mantenha atualizado um antivírus e um firewall pessoal em seu computador. Dê preferência a programas conceituados que façam atualizações automaticamente.

Ao finalizar suas transações no internet banking do Sicoob sempre encerre a sessão clicando no botão “Sair” ou fechando o navegador.

Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, cavalos de tróia e outras aplicações prejudiciais. Embora ocultas para o usuário, elas permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, com base em informações capturadas após a digitação no teclado.

Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Para proteger seu computador e evitar problemas, configure seu navegador para sempre pedir autorização antes de fazer download ou executar arquivos de internet, uma vez que eles podem conter vírus e você evita que suas informações sejam rastreadas por empresas ou pessoas indesejáveis.

Não use programas piratas ou de origem desconhecida. Cópias ilegais podem conter programas maliciosos.

Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois, geralmente, incorporam melhores mecanismos de segurança.

Realize todas as atualizações de segurança disponibilizadas pelo fabricante do sistema operacional e do navegador. Elas evitam que vulnerabilidades já conhecidas sejam exploradas por programas e sites maliciosos.

Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, as políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

Evite salvar senhas no computador ou navegador. Procure memorizá-las e nunca fornecê-las a terceiros. Dessa forma, você mantém sua privacidade e evita que pessoas desconhecidas tenham acesso aos seus e-mails.

Apagar manualmente informações sobre os sites visitados em seu computador, incluindo conteúdo e quaisquer nomes de usuário, uma vez que outras pessoas que o usarem podem visualizar essas informações.

Ao visitar um site desconhecido, procure no fim da página sua “Política de Privacidade”. Leia com atenção as informações sobre como os seus dados serão utilizados, compartilhados e protegidos, e como você pode editar ou excluí-los. Se não houver nenhuma declaração de privacidade, procure outro site.

Minimize detalhes que o identifiquem ou ainda que identifiquem sua localização, e procure inserir somente as informações necessárias – geralmente marcadas com asterisco (*) – em formulário de registro ou sites de empregos.

Evite compartilhar informações pessoais em redes sociais, uma vez que pessoas para as quais você não forneceu seu endereço eletrônico podem ter acesso sem a sua permissão.
Ao utilizar um roteador Wireless (Wi-fi), crie uma senha para acesso às configurações do equipamento. Dessa forma, sua navegação internet fica mais protegida e você evita que pessoas indesejáveis tenham acesso às suas configurações. Para obter auxílio, consulte um técnico habilitado e de sua confiança

Fique atento a e-mails SPAM que aparentam vir de uma fonte segura ou de um amigo, mas são na verdade desenvolvidos para que você faça download de um vírus ou que seja direcionado para um site fraudulento e revele informações confidenciais.

Chame um técnico de sua confiança sempre que você suspeitar que seu computador possa estar infectado.
Certifique-se também de que as demais pessoas que utilizam o seu computador tenham conhecimento e sigam as orientações de segurança.

Quando houver necessidade de pagamento através do internet banking do Sicoob, observe atentamente durante a digitação se as informações que estão sendo digitadas estão de acordo com as informações que estão aparecendo na tela. No momento da confirmação do pagamento, confira se as informações mostradas na tela estão de acordo com o que foi digitado.

No caso de pagamento de boletos bancários, observe na tela de confirmação se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) estão de acordo com o emissor do boleto bancário que está sendo pago. A lista com os códigos e seus respectivos bancos está disponível no site da FEBRABAN.

Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o Sicoob pelo email: seguranca@sicoob.com.br. A Prevenção é a melhor forma de segurança!

Nos Caixas Eletrônicos

Ao utilizar o caixa eletrônico, fique atento à presença de pessoas suspeitas e/ou curiosas que possam estar próximas a você.
Posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo, impedindo assim, que a sua senha seja vista por estranhos.

Exija que as pessoas na fila, atrás de você, observem o limite da faixa, a qual se destina à sinalização de espaço para garantir a sua privacidade na hora de executar a operação. Fique alerta à aproximação de estranhos.

Em caso de dificuldades no uso do caixa eletrônico, não utilize telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o Sicoob, pois seus dados ficam registrados na memória do aparelho.

Desconfie e não utilize caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo ou violação. Antes de utilizar o caixa eletrônico verifique se o equipamento não apresenta adulteração aparente. Em caso de fiação aparente, indício de cola, fita adesiva ou dispositivos obstruindo a saída do dinheiro, não use o equipamento e entre em contato com a Central de Atendimento do Sicoob.

Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver fora de serviço, não insira o cartão.
Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas. Caso desconfie de alguém que se faça passar por empregado, avise imediatamente ao Sicoob.

Cuidado com esbarrões, os fraudadores se aproveitam dessas situações para efetuar a troca de cartão. Caso aconteça uma situação parecida, certifique-se imediatamente de que não houve troca de cartões ou se nada lhe foi retirado.

Evite sacar muito dinheiro de uma só vez, ainda que seja dentro do limite de saque.

Evite utilizar caixas eletrônicos à noite e em locais isolados. Havendo necessidade, principalmente, na madrugada, redobre a atenção, prefira usar caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimentação (shoppings, supermercados, postos de gasolina, etc.) e se possível, vá acompanhado.

Nunca se afaste do caixa eletrônico sem concluir sua operação. Na dúvida, acione a tecla “cancelar”.

Não converse com pessoas estranhas dentro ou fora da Cooperativa de Crédito ou Posto de Atendimento (PA).

Para os cartões de conta corrente e poupança, a senha de 4 dígitos não será mais solicitada ao usar o caixa eletrônico. Para efetivar as transações será solicitada a identificação positiva (senha de letras), além de ter que responder perguntas pessoais.

Não digite a senha ou código de acesso, caso seu cartão fique retido no terminal, esse procedimento não vai liberá-lo. Se ocorrer, acione a tecla “cancelar” e só abandone o caixa eletrônico após entrar em contato com o Sicoob. Caso precise sair antes da retirada do cartão, solicite o seu bloqueio o mais rápido possível à Central de Atendimento do Sicoob.

Após um saque, guarde o dinheiro em local seguro antes de se afastar do caixa eletrônico e observe se não existem pessoas acompanhando sua ação.

Quando necessitar de esclarecimentos, recorra a empregados conhecidos ou identificados do Sicoob.

Não acredite em histórias de tragédias familiares contadas por estranhos que o abordem em filas.

Não aceite proposta de transferir valores para sua conta nem concorde que terceiros a utilizem para transações alheias ao seu interesse.

Nunca forneça suas senhas para outras pessoas. Os empregados do Sicoob jamais solicitam as suas senhas de acesso.
Em caso de pagamento de boletos bancários em terminais de autoatendimento, verifique se o código de barras apresenta espaços em branco e muito largos, que inviabilizem a leitura, e se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) corresponde ao banco emissor do boleto bancário. A lista com os códigos e seus respectivos bancos está disponível no site da FEBRABAN.

Sempre verifique se está de posse do seu cartão. Em caso de perda, troca, furto ou roubo do cartão, cancele-o imediatamente por meio dos caixas eletrônicos e comunique o fato à sua Cooperativa ou à Central de Atendimento do Sicoob.

No Celular

Não utilize aparelhos de terceiros para acessar os serviços do mobile banking do Sicoob e/ou efetuar transações por meio deste canal. O aparelho pode estar preparado para gravar o número de sua conta e da sua senha.

Bloqueie o celular caso você troque de número ou de aparelho. Esse procedimento poderá ser efetuado nos caixas eletrônicos, em um computador cadastrado ou na sua cooperativa. A qualquer momento você poderá autorizar um novo celular.

Na utilização dos serviços do Sicoob pelo celular, sua senha e seu aparelho móvel devem estar protegidos. Evite deixá-lo exposto ou com outras pessoas.

Funcionalidades de conectividade sem fio como bluetooth podem tornar seu aparelho mais vulnerável e suscetível a ataques, envio de vírus e arquivos maliciosos. Recomenda-se manter tais funcionalidades desabilitadas.

No caso de troca, perda ou furto de seu aparelho, comunique imediatamente a Central de Atendimento Sicoob.

No Telefone Fixo

Certifique-se de que está discando para o número do telefone correto da Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000).

Mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois o Sicoob solicita informações para a identificação positiva.

Tenha sempre em mão seus documentos, pois poderá ser solicitada sua identificação.

Nunca informe sua senha ao atendente que está lhe atendendo.

Procure um lugar discreto para que ninguém ouça o que está sendo falado durante a ligação, principalmente ao informar dados cadastrais ao atendente.

Ao ligar para Central de Atendimento do Sicoob, utilize de preferência, os telefones que constam no cadastro do Sicoob ou os telefones fixos. Evite telefones públicos ou de terceiros.

Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas em ligações telefônicas recebidas.

O Sicoob nunca entra em contato com seus associados via telefone, e não solicita suas credenciais de acesso à conta corrente.

Lembre-se de que à Central de Atendimento do Sicoob é um serviço extremamente confiável, e tais medidas, visam a sua segurança.

Cadastro de Computadores

Para tornar as suas transações na internet banking (SicoobNet) mais seguras, o Sicoob trabalha com a funcionalidade de segurança “Cadastro de Computadores”.

Essa ferramenta identifica o computador do usuário a partir de informações da máquina e com isso evita que terceiros possam movimentar a conta corrente utilizando computadores não cadastrados.

Para maiores informações clique na opção Cadastramento de Computadores.

Teclado Virtual

O teclado virtual é a maneira mais segura de usar o internet banking do Sicoob, pois aumenta a proteção contra diversos tipos de vírus, principalmente aqueles que monitoram a digitação do teclado.

Ao invés de digitar a sua senha no teclado do seu computador, você deverá utilizar o teclado virtual e com o “mouse” clicar nos números correspondentes a sua senha de acesso ao internet banking (SicoobNet).

Teclado Virtual

Com ele, você conta com uma proteção adicional contra vírus ou programas que capturam senhas e podem estar instalados no computador que você utiliza para acessar sua conta corrente.

O teclado virtual é mais uma segurança para você acessar as informações de seu relacionamento conosco. Para mais informações, acesse a opção Teclado virtual.

Glossário de Segurança Virtual

ABC

Antivírus: são programas ou softwares que detectam a presença de vírus e outras “pragas virtuais” em computadores e os elimina. Têm como maior objetivo garantir a integridade de suas informações.

Autoridade certificadora (AC): é a instituição responsável pela emissão de certificados digitais, viabilizando transações seguras e confiáveis pela Internet.

Anti-SPAM: dispositivo que filtra as mensagens recebidas sem prévia autorização, normalmente oferecido pelos provedores de acesso à Internet.

Banda Larga: serviço que possibilita ao usuário conexão permanente à Internet com alta velocidade, bem superior às utilizadas em linhas discadas.

Banner: é um dos formatos de propaganda utilizada na Internet, podendo conter animação ou não, imagens e textos. Geralmente, contém links para página com mais informações sobre a mensagem apresentada.

Browser (Navegador): programa utilizado para navegação na Internet, como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.

Criptografia: a palavra criptografia vem do grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrever”. É a técnica de codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam entendê-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la, caso seja interceptada.

Cavalo de tróia: são programas que capturam informações confidenciais do seu computador. Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores de telas etc. Esses programas além de poder destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar em arquivo todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando essas informações para pessoas não-autorizadas. Para se prevenir, é importante que você tenha instalado em seu computador um Firewall, um bom antivírus e não abra e-mails de origem desconhecida, principalmente arquivos anexos que contenham extensões do tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.

Certificado digital: é um documento eletrônico, assinado digitalmente, que contém dados de uma pessoa ou de uma empresa, utilizados para comprovar sua identidade para outra pessoa ou outro computador.

Comércio eletrônico: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.

Conexão segura: conexão que utiliza um protocolo de criptografia para a transmissão de dados. Previne que seus dados sejam interpretados caso sejam capturados durante a sua conexão com a Internet. A identificação de páginas seguras aparece no navegador como https:// e com um cadeado fechado na barra inferior.

Chat: serviço que permite enviar e receber mensagens pela Internet. Em inglês significa conversa.
Na Internet é muito conhecido como “salas de bate-papo”, diálogos eletrônicos entre duas ou mais pessoas.

Cookies: são pequenos arquivos gravados temporariamente em seu computador durante uma visita a um site. São esses arquivos que possibilitam que os sites enviem informações ao navegador e permitem que o computador reconheça páginas já visitadas. É isto que permite, por exemplo, que alguns sites saibam quantas vezes você o visitou.

Cracker: termo usado para designar pessoas que invadem sistemas e computadores alheios com a intenção roubar dados, causar danos, desconfigurar páginas de sites etc. A palavra cracker, vem do verbo em inglês “to crack”, que significa quebrar.

Ciberespaço (Cyberspace): expressão que simboliza o mundo virtual das redes de computadores, onde circulam as informações.

Clonagem: em informática, é a cópia de algum produto (software) ou documento, podendo ser legal ou ilegal. Na Internet, a “clonagem ilegal” ocorre quando uma pessoa mal-intencionada copia uma página ou um site com o intuito de confundir o usuário para induzi-lo a fornecer suas informações confidenciais. Para que uma cópia (clonagem) seja considerada legal é preciso à autorização do(s) autor(es), de acordo com a lei do direito autoral.

Corrente: é o nome dado a e-mails que se propagam pela Internet. Geralmente esses e-mails são decorrentes de SPAMs (mensagens eletrônicas enviadas sem a autorização do usuário) e podem estar associados à tentativa de espalhar por e-mail vírus ou outras pragas digitais.

Cadeado de segurança: figura que demonstra se a página acessada é segura e possui certificado SSL (Security Socket Layer), protocolo que garante a transmissão de dados protegidos por criptografia.

DEF

Download: “descarregar” ou “baixar” arquivos de um site para um computador pessoal. É possível fazer downloads de filmes, músicas, jogos, fotos, programas, dentre outros.

DoS (Denial Of Service): também denominados “Ataques de Negação de Serviço”. Consistem em tentativas de sobrecarregar sistemas de sites a ponto de usuários legítimos não conseguirem utilizar o serviço.

DNS: Sigla de Domain Name Server, servidor de nomes de domínio. Funciona como um catálogo de endereços numéricos da Internet para que um site possa ser localizado.

Domínio (Domain): é a identidade digital de uma empresa, marca, produto etc. na Internet. Geralmente vem logo após o www. e são compostos por nome da empresa ou da instituição, tipo (.com, .org etc) e país de origem (.br, .es etc.).

Download: termo utilizado para transferir ou copiar arquivos de um servidor na Internet diretamente para seu computador.

E-commerce: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.

Endereço de IP: endereço numérico de um computador na Internet.

Engenharia social: consiste numa série de técnicas utilizadas por pessoas mal-intencionadas que se passam por outras pessoas para obter informações sigilosas de usuários, como senhas, número de cartão de crédito etc. Dentre essas técnicas, podemos destacar as mais usadas na Internet: o scam e o phishing.

E-mail falso: tipo de artifício usado por fraudadores para capturar informações confidenciais do usuário como nº. da conta corrente, senha etc ou para tentar fazer o usuário instalar um programa espião em seu computador.

Firewall: dispositivo de segurança que controla todo o tráfego de dados entre seu computador e a Internet, evitando a saída e a entrada de informações não-autorizadas em suas regras. Em português, a expressão significa parede de fogo.

FTP (File Transfer Protocol): protocolo de transferência de arquivos pela Internet.

GHI

Internet Banking (SicoobNet): é o seu banco virtual, ou seja, você pode utilizar os serviços do banco, como consultar extratos, saldo, pagar contas ou fazer transferência, fora do horário de atendimento ou em qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

HTML: do Inglês HyperText Markup Language. Linguagem utilizada para produzir páginas na Internet.

HTTP: do Inglês HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Protocolo que permite ao usuário utilizar a Internet por meio de um servidor WEB.

HTTPS: protocolo que permite utilizar a Internet por meio de um servidor WEB com mecanismos de segurança, geralmente o SSL (Secure Socket Layer), que garantem a confidencialidade das informações transitadas.

Hacker: o termo usado para designar pessoas que acessam informações, dados de computadores etc. sem a devida autorização.

IP Address (Endereço IP): endereço numérico de um computador na Internet.

Internet Protocol (IP): tecnologia que permite a comunicação padronizada entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes.

JKL

Keylogger: programa que captura tudo o que é digitado no teclado.

Link: na internet, é um ponto de um site que, ao ser clicado, leva o usuário a outro local na própria página ou direciona o usuário para outro site. Pode ser externo, quando direciona o usuário para páginas externas ou, interno, ou seja, dentro do mesmo site.

Loja virtual: é um site de uma loja específica, que permite a comercialização de produtos ou serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, formas de pagamento e condições de envio.

MNO

Modem: dispositivo que permite o envio e o recebimento de dados utilizando linhas telefônicas.

Malwares: do Inglês Malicious software (software malicioso). Termo genérico que designa programas nocivos em um computador como vírus e cavalos-de-tróia (trojan horses).

Número IP: endereço numérico de um computador na Internet.

Navegador de internet: é um programa que permite o usuário acessar e conhecer páginas de um ou mais sites.

Opt-in: é a autorização dada pelo usuário para o recebimento de mensagens digitais como boletins, newsletters, avisos etc.

Opt-out: é a recusa do usuário quanto ao recebimento de mensagens eletrônicas.

On-line: termo que significa estar conectado a outro computador em “tempo real”.

Off-line: termo que significa não estar conectado à Internet ou a um outro computador.

PQR

Política de Privacidade: tem como objetivo deixar claro o compromisso do site visitado em relação à proteção e a garantia de sigilo de suas informações pessoais que serão solicitadas, e de como serão utilizadas.

Programas de computador ou programa informático: é uma série de instruções a serem executadas por um computador.

Programas de mensagens instantâneas (Redes sociais, MSN, iChat, Google Talk, Skype): ão programas que possibilitam envio e o recebimento de mensagens de texto, de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em áudio e vídeo, em tempo real.

Rodapé: é o espaço onde são postadas informações úteis ao usuário, e está localizado ao fim da página de um site.

Roteador: é um adaptador, com ou sem fio, usado para conectar uma rede local à rede da internet. Para que pessoas indesejáveis não usem a sua rede de internet, o roteador permite que o usuário crie uma senha pessoal. Dessa forma, somente pessoas possuidoras da senha poderão acessá-la.

Password: código utilizado para restringir o acesso às informações, dados, sistemas etc. Esse, geralmente, é de conhecimento específico do usuário que o utiliza.

Phishing: um tipo de artifício usado pelos crackers para enganar usuários de Internet, induzindo-os a fornecer dados em páginas fraudulentas na Internet, criadas para capturar informações.

Proxy: servidor que recebe e faz requisições de computadores ligados à rede, atuando como intermediário entre o usuário e outro servidor.

Page Views: quantidade de visitas recebidas por uma página.

Provedor de Acesso: empresa ou instituição que oferece conexão a Internet.

Protocolo SSL (Secure Sockets Layer): protocolo que utiliza recursos de criptografia para viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.

Rede: sistema de computadores interligados por algum meio de comunicação e que usam o mesmo protocolo.

Refresh: é a atualização ou recarga de uma página na Internet.

Resolução: é a densidade de pontos que formam uma imagem. Quanto maior a quantidade de pontos, maior e melhor é a resolução.

STU

Setup (.exe): é o programa responsável por toda a configuração de um computador.

Site (sítio): conjunto de páginas na Internet, identificado por um nome de domínio específico, que reúne informações de uma empresa ou instituição, de pessoas etc.

SMS (Short Message Service): tecnologia utilizada em telefonia celular para a transmissão de pequenas mensagens.

SPAM: termo utilizado para se referir ao envio de e-mails a várias pessoas, sem a devida solicitação. Também utilizado para se referir a um e-mail recebido, mas não solicitado.

SSL: do Inglês Secure Sockets Layer. Protocolo que utiliza recursos de criptografia para viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.

Scam (E-mails falsos): tipo de artifício usado por fraudadores para levar o usuário a baixar um malware no seu computador.

Scroll: mecanismo na página que permite a rolagem da tela.

Servidor: é um computador com maior capacidade de memória e de armazenamento de dados, usado para gerenciar informações (dados, softwares, aplicativos, sistemas etc.) entre os outros computadores conectados em rede.

Trojan horse (cavalo-de-tróia): são programas que capturam informações confidenciais do seu computador. Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores de telas etc. Esses programas além de destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar em arquivo todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando posteriormente essas informações para pessoas mal-intencionadas. Para prevenir-se, é importante que você tenha instalado em seu computador um Firewall, um bom antivírus e não abrir e-mails de origem desconhecida, principalmente arquivos anexos que contenham extensões do tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.

TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol): protocolo padrão para comunicação na Internet. O TCP controla o envio de pacotes de informação de um computador para outro, enquanto o IP permite que o pacote seja passado de computador para computador, até o destino final.

Time-out (Tempo de Sessão): uma segurança adicional disponibilizada pelos sites. Após alguns minutos de inatividade em áreas seguras do site, o sistema faz a desconexão automaticamente.

Teclado Virtual: ferramenta que possibilita que os dados sejam digitados com o auxílio do mouse e não do teclado convencional.

URL (Universal Resource Locator): endereço de uma página na Internet.

Update: atualização de programas já instalados.

Upgrade: atualização de quaisquer componentes de hardware ou software.

Upload: envio de arquivos a partir de um computador.

VWX

Wireless ou Wi-Fi ((Wireless Fidelity): é uma rede sem fio, que permite o acesso à internet sem a necessidade do uso de cabos. Geralmente usados em locais fechados, como shopping, aeroportos, residências e lojas, esse serviço permite ao usuário utilizar a rede em qualquer ponto, dentro dos limites de alcance da transmissão, desde que o usuário possua a senha para o acesso.

Vírus: programas ou arquivos criados para danificar ou destruir informações em computadores.

Vacina: recurso disponível nos programas de antivírus que identificam e eliminam o vírus do computador.

WAP (Wireless Application Protocol): protocolo que possibilita acesso à Internet por meio de celulares ou outros dispositivos móveis.

Y e Z